segunda-feira, 2 de maio de 2016

PLANO DE AULA

I. Plano de Aula: 12 de Abril de 2016
Duração: 05 aulas de 50 minutos cada
Resultado de imagem para xadrezCronograma:
Atividade 1 – 01 aula de 50 minutos
Atividade 2 – 02 aulas de 50 minutos cada
Atividade 3 – 02 aulas de 50 minutos cada

II. Dados de Identificação:
Escola: Centro Educacional
Professores: Paulo Castro Ramos e Pedro Fernado
Disciplina: Matemática
Série: 9º Ano do Ensino Médio
Turma: C
Período: 3º Bimestre

III. Tema:
- Xadrez: Lendas e Regras
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Conhecer as mitologias mais convincentes da criação do xadrez, as regras do jogo e os benefícios no desenvolvimento do raciocínio e da concentração.

Objetivos específicos:
    Resultado de imagem para xadrez mitologias
  • Conhecer o contexto histórico do xadrez
  • Identificar as características do tabuleiro de xadrez (linhas, colunas e diagonais).
  • Aprender a posição inicial das peças e as regras de movimento no jogo de xadrez.
  • Conhecer o xeque-mate.
  • Identificar os benefícios no desenvolvimento do raciocínio e da concentração.

        
V. Conteúdo:
Contexto histórico
Como se joga xadrez?
Qual os seu benefícios no desenvolver do raciocínio e concentração?

VI. Desenvolvimento do tema:
O conteúdo irá abordar o xadrez como um exercício para adquirir ou desenvolver o raciocínio e a concentração, onde os alunos irão, no decorrer das atividades, apresentar suas propostas de como se aplica essa ideologia dentro da logica do jogo e irão nos apresentar suas as regras e metodologias.

VII. Metodologia
1ª aula:
a) Inicialmente, a classe deve estar disposta em cadeiras individuais, sem o contato com o jogo, de modo que todos estejam atentos para a exposição das normas, breves mitologias e contos do xadrez.
b) Logo, disponha a sala em 4 grupos, onde irão receber um tema, pesquisar (sites, blogs, revistas, livros) e desenvolver uma apresentação de 30 minutos para sala, explanando seu assunto de forma clara e objetiva onde se poderá utilizar slides, vídeos e outros recursos necessários dentro do tempo proposto. Apresentaremos algumas fontes de pesquisas para auxilia-los no desenvolver das atividades.
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Temas dos grupos:
1º Lendas da criação do Xadrez
2º Regras e Jogadas
3º Jogadas mais famosas da historia
3º Os benefícios no desenvolvimento concentração e do raciocínio.
2ª e 3ª Aula: Apresentação dos 3 primeiros grupos pela ordem proposta na 1ª aula, os educadores irão fazer pequenas intervenções, se necessário, acrescentando alguns conceitos ou tópicos importantes não abordados pelos alunos.
4ª e 5ª aula: Apresentação do ultimo grupo, na mesma metodologia dos outros, logo após, divisão da sala em duplas para partida de xadrez. Os educadores e os participantes do segundo grupo que abordou “Regras e Jogadas” irão orientar os outros alunos durante as partidas.
VIII. Avaliação
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno na apresentação e na exposição do tema e os recursos usados no desenvolver das atividades, assim como a participação individual dos participantes.
IX. Recursos
·        Quadro branco
·        Pinceis para quadro branco
·        Tabuleiros de xadrez (peças e tabuleiros)
·        Datashow e notebook
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

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