segunda-feira, 7 de março de 2016

Blogue, A Tecnologia na Educação

    Iae Galera! Hoje iremos falar sobre Blogue e sua inserção na sala de aula, o que ainda é um debate entre as instituições que desejam aderir as novas tecnologias como motivação de ensino. Abaixo veremos uma resenha feita do capitulo “Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Softwere Social”(Sónia Cruz) da publicação “Manual de Ferramentas da web2.0 para Professores” de Ana Amélia A. Carvalho, a respeito de Blogue.




Resenha sobre Blogue


CARVALHO, Ana Amélia A. Manualde Ferramentas da web2.0 para Professores, 2008, Ministério da Educação, cap. 1, CRUZ, Sónia. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social.     


    No capitulo 1 da publicação Manual de Ferramentas da web2.0para Professores, nos é apresentado o blogue, criado no final da década 1990 por Jorn Barger, como caderno virtual, um diária pessoal ou coletivo, onde se é possível organizar as informações ali expressadas, desde a mais antiga, no final do blogue, ate a mais recente, mais visível e acessível.
   A publicação destaca algumas vantagens do Weblog (Termo Original), como a facilidade de criação e manuseio das ferramentas, interfaces para priorizar conteúdos,e ferramentas para anexar arquivos e receber opiniões externas (Comentários). Essas facilidades torna o blogue de utilização para todos os públicos e conteúdos, saindo da esfera limitada para a ilimitada, evoluindo os formatos desde Fotoblog ate moblog, o que Oatman chama de “Blogomania” (Também citada na publicação).
    A busca pelo instantâneo e a falta de tempo para desenvolver as atividades necessárias do dia a dia, faz do blogue um indispensável mecanismo de acesso coletivo, de um individuo para um publico. Partindo dessa vertente, vemos a educação, principalmente a relação professor/alunos, um dos melhores alvos para se utilizar a “blogosfera”. Afirmamos isso na frase imposta no texto: “Se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação” (Barbosa & Granado (2004: 69)).  Ratificando, vemos, no mesmo contexto, uma  citação de Carvalho et al. (2006: 637), mostrando que o blogue pode funcionar como, desde um apoio á disciplina ate área de atividades disponibilizadas pelos orientadores.
    A plataforma, de forma geral, facilita também por dar acesso á avisos, que podem ser colocados para visão de todo o publico,  sugestões, comentários, podendo dar direcionamento á outros sites que dispõem do mesmo assunto publicado. Na educação, dando apoio a matéria de forma que, pode-se disponibilizar material, textos, assuntos a ser tratados na aula etc., indo de acordo com a necessidade e criatividade de cada professor/orientador.
    Logo, notamos, acima de tudo, que nada se torna interessante, levando em conta o blogue, sem o comprometimento e interesse do blogueiro, na realidade educacional, é necessário avaliar e amadurecer as ideias antes de fazer uso dessa ferramenta.
    Desta forma nada mais justo que apresentar aos leitores essa magnifica ferramenta, mostrando como se criar o seu próprio blogue, assim cada um poderá escolher seu publico,  seus assuntos e a plataforma (interface) que melhor lhe interessa. Segue abaixo um vídeo retirado do do Youtube ( Serviço de postagem e compartilhamento de videos online) postado por Vinicius Tutoriais.


Jorn Barger
Criador do Blogue


Nenhum comentário:

Postar um comentário