Iae Galera! Hoje iremos falar sobre Blogue e sua inserção na sala de aula, o que ainda é um debate entre as instituições que desejam aderir as novas tecnologias como motivação de ensino. Abaixo veremos uma resenha feita do capitulo “Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Softwere Social”(Sónia Cruz) da publicação “Manual de Ferramentas da web2.0 para Professores” de Ana Amélia A. Carvalho, a respeito de Blogue.
Resenha sobre Blogue
CARVALHO, Ana Amélia A. Manualde Ferramentas da web2.0 para Professores, 2008, Ministério da Educação, cap.
1, CRUZ, Sónia. Blogue, YouTube, Flickr
e Delicious: Software Social.
No capitulo 1 da publicação Manual de Ferramentas da web2.0para Professores, nos é apresentado o blogue, criado no final da década 1990
por Jorn Barger, como caderno virtual, um diária pessoal ou coletivo, onde se é
possível organizar as informações ali expressadas, desde a mais antiga, no
final do blogue, ate a mais recente, mais visível e acessível.
A publicação destaca algumas vantagens do Weblog (Termo
Original), como a facilidade de criação e manuseio das ferramentas, interfaces
para priorizar conteúdos,e ferramentas para anexar arquivos e receber opiniões
externas (Comentários). Essas facilidades torna o blogue de utilização para
todos os públicos e conteúdos, saindo da esfera limitada para a ilimitada,
evoluindo os formatos desde Fotoblog ate moblog, o que Oatman chama de “Blogomania”
(Também citada na publicação).
A busca pelo instantâneo e a falta de tempo para desenvolver
as atividades necessárias do dia a dia, faz do blogue um indispensável mecanismo
de acesso coletivo, de um individuo para um publico. Partindo dessa vertente,
vemos a educação, principalmente a relação professor/alunos, um dos melhores
alvos para se utilizar a “blogosfera”. Afirmamos isso na frase imposta no texto:
“Se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de
comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é
sem dúvida, a da educação” (Barbosa & Granado (2004: 69)). Ratificando, vemos, no mesmo contexto,
uma citação de Carvalho et al. (2006:
637), mostrando que o blogue pode funcionar como, desde um apoio á disciplina
ate área de atividades disponibilizadas pelos orientadores.
A plataforma, de forma geral, facilita também por dar acesso
á avisos, que podem ser colocados para visão de todo o publico, sugestões, comentários, podendo dar direcionamento
á outros sites que dispõem do mesmo assunto publicado. Na educação, dando apoio
a matéria de forma que, pode-se disponibilizar material, textos, assuntos a ser
tratados na aula etc., indo de acordo com a necessidade e criatividade de cada
professor/orientador.
Logo, notamos, acima de tudo, que nada se torna interessante,
levando em conta o blogue, sem o comprometimento e interesse do blogueiro, na realidade
educacional, é necessário avaliar e amadurecer as ideias antes de fazer uso
dessa ferramenta.
Desta forma nada mais justo que apresentar aos leitores essa
magnifica ferramenta, mostrando como se criar o seu próprio blogue, assim cada um poderá escolher
seu publico, seus assuntos e a
plataforma (interface) que melhor lhe interessa. Segue abaixo um vídeo retirado do do Youtube ( Serviço de postagem e compartilhamento de videos online) postado por Vinicius Tutoriais.Jorn Barger Criador do Blogue |
Nenhum comentário:
Postar um comentário