segunda-feira, 2 de maio de 2016

PLANO DE AULA

I. Plano de Aula: 12 de Abril de 2016
Duração: 05 aulas de 50 minutos cada
Resultado de imagem para xadrezCronograma:
Atividade 1 – 01 aula de 50 minutos
Atividade 2 – 02 aulas de 50 minutos cada
Atividade 3 – 02 aulas de 50 minutos cada

II. Dados de Identificação:
Escola: Centro Educacional
Professores: Paulo Castro Ramos e Pedro Fernado
Disciplina: Matemática
Série: 9º Ano do Ensino Médio
Turma: C
Período: 3º Bimestre

III. Tema:
- Xadrez: Lendas e Regras
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Conhecer as mitologias mais convincentes da criação do xadrez, as regras do jogo e os benefícios no desenvolvimento do raciocínio e da concentração.

Objetivos específicos:
    Resultado de imagem para xadrez mitologias
  • Conhecer o contexto histórico do xadrez
  • Identificar as características do tabuleiro de xadrez (linhas, colunas e diagonais).
  • Aprender a posição inicial das peças e as regras de movimento no jogo de xadrez.
  • Conhecer o xeque-mate.
  • Identificar os benefícios no desenvolvimento do raciocínio e da concentração.

        
V. Conteúdo:
Contexto histórico
Como se joga xadrez?
Qual os seu benefícios no desenvolver do raciocínio e concentração?

VI. Desenvolvimento do tema:
O conteúdo irá abordar o xadrez como um exercício para adquirir ou desenvolver o raciocínio e a concentração, onde os alunos irão, no decorrer das atividades, apresentar suas propostas de como se aplica essa ideologia dentro da logica do jogo e irão nos apresentar suas as regras e metodologias.

VII. Metodologia
1ª aula:
a) Inicialmente, a classe deve estar disposta em cadeiras individuais, sem o contato com o jogo, de modo que todos estejam atentos para a exposição das normas, breves mitologias e contos do xadrez.
b) Logo, disponha a sala em 4 grupos, onde irão receber um tema, pesquisar (sites, blogs, revistas, livros) e desenvolver uma apresentação de 30 minutos para sala, explanando seu assunto de forma clara e objetiva onde se poderá utilizar slides, vídeos e outros recursos necessários dentro do tempo proposto. Apresentaremos algumas fontes de pesquisas para auxilia-los no desenvolver das atividades.
Resultado de imagem para xadrez mitologias
Temas dos grupos:
1º Lendas da criação do Xadrez
2º Regras e Jogadas
3º Jogadas mais famosas da historia
3º Os benefícios no desenvolvimento concentração e do raciocínio.
2ª e 3ª Aula: Apresentação dos 3 primeiros grupos pela ordem proposta na 1ª aula, os educadores irão fazer pequenas intervenções, se necessário, acrescentando alguns conceitos ou tópicos importantes não abordados pelos alunos.
4ª e 5ª aula: Apresentação do ultimo grupo, na mesma metodologia dos outros, logo após, divisão da sala em duplas para partida de xadrez. Os educadores e os participantes do segundo grupo que abordou “Regras e Jogadas” irão orientar os outros alunos durante as partidas.
VIII. Avaliação
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno na apresentação e na exposição do tema e os recursos usados no desenvolver das atividades, assim como a participação individual dos participantes.
IX. Recursos
·        Quadro branco
·        Pinceis para quadro branco
·        Tabuleiros de xadrez (peças e tabuleiros)
·        Datashow e notebook
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

segunda-feira, 7 de março de 2016

Blogue, A Tecnologia na Educação

    Iae Galera! Hoje iremos falar sobre Blogue e sua inserção na sala de aula, o que ainda é um debate entre as instituições que desejam aderir as novas tecnologias como motivação de ensino. Abaixo veremos uma resenha feita do capitulo “Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Softwere Social”(Sónia Cruz) da publicação “Manual de Ferramentas da web2.0 para Professores” de Ana Amélia A. Carvalho, a respeito de Blogue.




Resenha sobre Blogue


CARVALHO, Ana Amélia A. Manualde Ferramentas da web2.0 para Professores, 2008, Ministério da Educação, cap. 1, CRUZ, Sónia. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social.     


    No capitulo 1 da publicação Manual de Ferramentas da web2.0para Professores, nos é apresentado o blogue, criado no final da década 1990 por Jorn Barger, como caderno virtual, um diária pessoal ou coletivo, onde se é possível organizar as informações ali expressadas, desde a mais antiga, no final do blogue, ate a mais recente, mais visível e acessível.
   A publicação destaca algumas vantagens do Weblog (Termo Original), como a facilidade de criação e manuseio das ferramentas, interfaces para priorizar conteúdos,e ferramentas para anexar arquivos e receber opiniões externas (Comentários). Essas facilidades torna o blogue de utilização para todos os públicos e conteúdos, saindo da esfera limitada para a ilimitada, evoluindo os formatos desde Fotoblog ate moblog, o que Oatman chama de “Blogomania” (Também citada na publicação).
    A busca pelo instantâneo e a falta de tempo para desenvolver as atividades necessárias do dia a dia, faz do blogue um indispensável mecanismo de acesso coletivo, de um individuo para um publico. Partindo dessa vertente, vemos a educação, principalmente a relação professor/alunos, um dos melhores alvos para se utilizar a “blogosfera”. Afirmamos isso na frase imposta no texto: “Se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação” (Barbosa & Granado (2004: 69)).  Ratificando, vemos, no mesmo contexto, uma  citação de Carvalho et al. (2006: 637), mostrando que o blogue pode funcionar como, desde um apoio á disciplina ate área de atividades disponibilizadas pelos orientadores.
    A plataforma, de forma geral, facilita também por dar acesso á avisos, que podem ser colocados para visão de todo o publico,  sugestões, comentários, podendo dar direcionamento á outros sites que dispõem do mesmo assunto publicado. Na educação, dando apoio a matéria de forma que, pode-se disponibilizar material, textos, assuntos a ser tratados na aula etc., indo de acordo com a necessidade e criatividade de cada professor/orientador.
    Logo, notamos, acima de tudo, que nada se torna interessante, levando em conta o blogue, sem o comprometimento e interesse do blogueiro, na realidade educacional, é necessário avaliar e amadurecer as ideias antes de fazer uso dessa ferramenta.
    Desta forma nada mais justo que apresentar aos leitores essa magnifica ferramenta, mostrando como se criar o seu próprio blogue, assim cada um poderá escolher seu publico,  seus assuntos e a plataforma (interface) que melhor lhe interessa. Segue abaixo um vídeo retirado do do Youtube ( Serviço de postagem e compartilhamento de videos online) postado por Vinicius Tutoriais.


Jorn Barger
Criador do Blogue


domingo, 28 de fevereiro de 2016

    Iae Galera! Sou Paulo Ramos, estudando do curso de Matemática na Universidade do Estado da Bahia, criei o blog para atividade da Turma de Informática 1. O objetivo aqui é basicamente mostrar um universo que existe entre matemática e o “Mundo Exterior”, pois ainda existe um grande preconceito que nos faz pensar nela como algo singular.

    A Matemática, na realidade, esta em praticamente todo lugar, e em diversas áreas, compondo, em nosso dia a dia, muito mais espaço do que imaginamos, seja na hora de negociações financeiras, no levantamento de dados estatísticos ou mesmo na medição (separação) de ingredientes. Precisamos entender que não é apenas cálculo, mais também filosofia, interpretação, historia entre outras áreas e assuntos que nos faz navegar pelo este extraordinário Universo.
  
    Espero poder mostrar, de forma inteligível, o meu conviver com a matemática, ajudando-os a  absorver da melhor forma possível tudo que aqui será tratado, vamos nos apoiar, dando reciprocidade em todas as duvidas postas, seja por mim ou por vocês.

     Para explicar melhor essa interação entre matemática e o nosso cotidiano, deixarei logo abaixo um quadro, retirado do site Só Matemático, que exemplifica essa realidade, mostrando como as outras áreas necessitam compreender a matemática.

Profissão
Aplicações
Administração
A administração requer muito planejamento, organização e controle. Portanto, é indispensável que o administador tenha habilidade em lidar com números. Muitas vezes ele deverá preparar orçamentos para projetos, planejar e controlar pesquisas, além de resolver situações que envolvam cálculos estatísticos.
Agronomia
Cálculo dos componentes químicos destinados à fertilização e dimensionamento das áreas a serem cultivadas.
Arquitetura
A matemática é fundamental para que o arquiteto possa desenvolver o seu trabalho. O arquiteto trabalha na construção de casas, edifícios, reformas, restaurações e no planejamento de bairros e cidades. A arquitetura é uma união das áreas de exatas, humanas e arte, pois exige aptidões múltiplas, como o domínio de cálculos, desenhos intuitivos e história.
Cinema
Muitas animações que vemos no cinema utilizam a Matemática, através da computação gráfica. Desde o movimento dos personagens até o quadro de fundo podem ser criados por softwares que combinam pixels em formas geométricas, que são armazenadas e manipuladas. Os softwares codificam informações como posição, movimento, cor e textura de cada pixel.
Contabilidade
O profissional que trabalha com contabilidade realiza muitos cálculos matemáticos, em operações envolvendo folhas de pagamento, cálculos trabalhistas e determinação de valores de impostos, assim como para elaborar o balanço comercial das empresas.
Direito
O profissional do Direito utiliza a Matemática quando trabalha com causas que envolvam a realização de cálculos, como por exemplo bens, valores, partilhas e heranças.
Engenharia
A matemática é imprescindível à formação dos engenheiros, seja qual for o seu ramo (engenharia civil, engenharia elétrica etc). É usada na construção de edifícios, estradas, túneis, metrôs, ferrovias, barragens, portos, aeroportos, usinas, sistemas de telecomunicações, criação de dispositivos mecânicos, desenvolvimento de máquinas, entre outros.
Geografia
Os geógrafos utilizam a Matemática em diversas situações. Existe inclusive um ramo chamado Geografia Matemática, que estuda e analisa a forma, os movimentos e as dimensões da Terra. A Matemática também é usada na topografia para medição de distâncias e ângulos, e na cartografia (estudo dos mapas) para realizar projeções cartográficas.
Geologia
O geólogo utiliza diversos princípios da Matemática para escavar, conhecer e avaliar os segredos do solo e das pedras.
Jornalismo
A Matemática é útil aos jornalistas de economia e política, além daqueles que utilizam dados estatísticos em seus trabalhos.
Meteorologia
Na meteorologia, os cálculos ajudam a entender os movimentos da atmosfera. Os meteorologistas utilizam equações matemáticas e físicas para interpretar as informações dos satélites e radares meteorológicos, gerando assim as famosas previsões do tempo. A matemática está presente na medição da velocidade, direção e distância percorrida pelo vento. Os números também são essenciais para medir a umidade relativa do ar (expressa em porcentagem), assim como o registro da insolação ou da duração do brilho solar, em horas e décimos.
Música
Os teóricos da música com frequência usam a matemática para entender a estrutura musical e comunicar novas maneiras de ouvir música. Usam a Matemática também para entender as escalas musicais, sendo que alguns compositores incorporaram a proporção áurea e o número de Fibonacci em seu trabalho. Leia o artigo sobre Matemática e Música para obter mas informações.
Odontologia
O dentista utiliza a Matemática para calcular composições de amálgamas, posologias, doses de anestésicos e também para dimensionar próteses e aparelhos corretivos.
Psicologia
O psicólogo utiliza a Matemática para a análise de dados estatísticos e avaliação de testes.